Buscar
  • Diego Bartilotti

O que é um Projeto Arquitetônico?

Atualizado: 27 de Nov de 2018

Vamos imaginar que você comprou um terreno e quer construir a sua casa. O primeiro passo é contratar um arquiteto para desenvolver o Projeto Arquitetônico, mas que o que é isso?


O Projeto Arquitetônico, também conhecido como Projeto de Arquitetura, é um conjunto de documentos representados graficamente. Esses documentos são chamados de Plantas e cada uma dela terá uma função. Esse projeto será como um manual da construção da casa, contendo parte das informações necessárias para sua execução. Além dele, há outros projetos necessários para construir qualquer coisa, os projetos complementares: estrutural, elétrico e hidrossanitário.


Como é composto o Projeto Arquitetônico? Para ilustrar, teremos como exemplo o Projeto Legal, uma versão mais básica, composto das principais plantas e que será entregue na prefeitura para a solicitação do Alvará de Construção e do Habite-se.


Composição do Projeto Legal:


Planta de Localização - Indica a posição do terreno e as principais vias de acesso a ele;

Planta de Situação - Mostra como a edificação se situa dentro do terreno;

Planta Baixa - É a mais importante e mostra a edificação por uma vista superior com um corte no plano horizontal de 1,5m, ou seja, mostrará tudo que está abaixo dessa altura. Nesse desenho são indicados os nomes e áreas dos pavimentos, dimensões de portas e janelas, orientação do norte em relação à edificação e o todos os ambientes e suas ligações. Cada arquiteto adapta a planta baixa e representa outros itens que acha necessários

Planta de Cortes - É a representação da edificação feita por um corte vertical. É usado para mostrar detalhes que a planta baixa não mostra, além das alturas dos pavimentos, tipo de forro e outros detalhes

Planta de Elevação (Fachada) - É a representação vertical externa da edificação.

Memorial Descritivo - Documento contendo todas as especificações do projeto e que complementará o Projeto Arquitetônico.


Quando à versão completa, contará com plantas como: Layout, Paginação de Piso, Tomadas e Interruptores, Forros e Detalhes.


Observação: É importante salientar que quando um Arquiteto realiza um Projeto Arquitetônico, deve estar devidamente registrado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e emitir uma RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) atestando que se responsabiliza pelo projeto. Esse documento também será parte da documentação necessária para a solicitação do Alvará de Construção e do Habite-se.

15 visualizações