Buscar
  • Diego Bartilotti

O que faz um Arquiteto?

Atualizado: 26 de Nov de 2018

No mundo da construção civil, muitas pessoas se perguntam o que faz um arquiteto ou qual seu papel dentro do processo de uma obra. Essas dúvidas muitas vezes são negligenciadas e a obra é executada sem esse profissional de fundamental importância.

Resumidamente, o papel de um arquiteto é, através do projeto arquitetônico, planejar ambientes internos e externos que somados se tornarão apartamentos, casas, museus, edifícios, lojas, shoppings e etc. Cada tipo de edificação tem suas particularidades e alguns pontos devem ser analisados como: o formato e a localização do terreno, o percurso do sol, a velocidade e a predominância dos ventos e a legislação vigente da prefeitura. Também é importante estar atento a ergonomia e ao desenho universal, desenvolvendo projetos acessíveis a todos.

Mas essa é apenas uma das áreas que um Arquiteto, possuindo sua empresa ou trabalhando como autônomo, pode atuar. Nesse mesmo processo de obra, esse profissional também pode fazer:

- O acompanhamento da obra: Visitando com frequência o local e garantindo que está tudo sendo executado de acordo com o que foi projetado. É um trabalho importante, já que os clientes geralmente não entendem as plantas técnicas que são entregues para a execução do projeto.

- O gerenciamento da obra: No qual além de assumir a responsabilidade pelo projeto, assume também a responsabilidade pela execução controlando prazos, compra e entrega de materiais, indicação da equipe e tudo para que a obra seja finalizada no tempo previsto, dentro do orçamento e de acordo com o projeto arquitetônico e os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidráulico).


Com uma grade curricular bastante abrangente na faculdade, um arquiteto pode trabalhar em outras áreas como por exemplo:

- Prefeitura: fazendo vistorias e análises de projetos e obras;

- Construtoras Civis: desenvolvendo projetos e maquetes virtuais (3D);

- Restauração: Desenvolvendo projetos de restauro;

- Pesquisa: Estudando novas técnicas e novos materiais para a construção civil;

- Urbanismo: Atuando com planejamento urbano e gestão de cidades

- Maquetes: As desenvolvendo física ou virtualmente.


Existem também áreas mais específicas, em que especialização pode ser feita através de cursos, pós-graduação ou MBA nas áreas de design de interiores, paisagismo, construções sustentáveis e as citadas anteriormente. Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade e entre em contato conosco.

#arquitetura #arquiteto #oquefazumarquiteto #projetosdearquitetura

13 visualizações